Nova Almeida

Nova Almeida é um distrito pertencente ao município da Serra, ES. A localidade é banhada pelo oceano Atlântico e atravessada pelo rio Reis Magos, rio que reúne muitas histórias e memórias dos povos pescadores locais. Na embocadura do rio é possível avistar o colorido dos barcos atracados e o movimento cotidiano da pesca, no vai-e-vem em direção ao rio e ao mar.

Nesta seção da Casa das Águas, visitantes podem observar imagens fotográficas organizadas no formato de narrativas visuais e relatos de pessoas entrevistadas: depoimentos transcritos, áudios (podcasts) e vídeos. O acervo é fruto dos trabalhos realizados pelo GEPPEDES/UFES (Grupo de Estudos e Pesquisas em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento), no âmbito de projetos de pesquisa e extensão que foram desenvolvidos entre os anos de 2012-2013.

Nova Almeida mantém uma ligação significativa com as águas, fruto de uma cultura pesqueira que tem relação com a ancestralidade dos povos indígenas que aí habitavam. Conta a história, que Nova Almeida foi um núcleo jesuítico, tendo abrigado um aldeamento indígena (Aldeamento de Santo Inácio dos Reis Magos), o qual teria se insurgido contra a administração tutelada dos Jesuítas ainda no século XVIII. Nota-se que ainda há muito o que estudar sobre essa relação entre a presença dos povos originários e a prática da pesca na localidade.

Desde 1999 os pescadores da comunidade têm a opção de se vincular à Associação dos Pescadores Profissionais e Amadores de Nova Almeida (APANA). Com relação à prática da pesca, alguns problemas foram diretamente narrados durante os trabalhos de campo realizados pelo GEPPEDES/UFES em 2012-2013, dentre eles: o assoreamento da foz do rio Reis Magos, que impede e/ou torna mais arriscado o trânsito dos barcos; a presença de esgotos que são lançados diretamente no rio; os problemas referentes à poluição e ao lixo, ou seja, são muitas as questões que afetam diretamente o modo de vida das comunidades pescadoras locais. Desde o crime-desastre da Samarco (em 2015), com a chegada da lama tóxica na foz do rio Doce e seu espalhamento, as condições para a manutenção da prática da pesca se agravaram.

Além disso, em termos de festividades, encontramos a forte presença do congo – uma expressão da cultura afro-brasileira que mescla música, dança e sincretismo religioso, contando com instrumentos musicais, trajes, e ritmo particulares – como uma tradição de Nova Almeida, que vem sendo mantida através de gerações. A Banda de Congo de São Benedito e São Sebastião, juntamente com a banda mirim, costumam performar todos os anos no local.

Fontes:

IPHAN. http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1361/
Impressões Rebeldes/UFF. https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/revolta/revolta-indigena-no-aldeamento-de-reis-magos/
Trabalhos de campo realizados pelo GEPPEDES/UFES junto aos pescadores de Nova Almeida (2012-2013).

Narrativas Visuais

Barcos de pesca às margens do rio Reis Magos

Percurso pelo rio Reis Magos