Ilha das Caieiras

Na baía noroeste da Ilha de Vitória está localizada a Ilha das Caieiras. Bairro tradicionalmente conhecido pela presença da população pescadora, com forte presença de mulheres envolvidas na atividade, majoritariamente exercendo o ofício de marisqueiras e desfiadeiras de siri. A Ilha também é conhecida como região turística, com a presença de bares e restaurantes que oferecem pratos à base de frutos do mar extraídos da região e também pelo Festival da Torta Capixaba que acontece anualmente durante as celebrações da Páscoa.

Nesta seção da Casa das Águas, visitantes podem observar imagens fotográficas organizadas no formato de narrativas visuais e relatos de pessoas entrevistadas: depoimentos transcritos, áudios (podcasts) e vídeos. O acervo é fruto dos trabalhos realizados pelo GEPPEDES/UFES (Grupo de Estudos e Pesquisas em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento), no âmbito de projetos de pesquisa e extensão que foram desenvolvidos entre os anos de 2012-2013.

Banhada pelo rio Santa Maria e nas imediações da Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão (um dos maiores manguezais protegidos em espaço urbano no mundo), a comunidade pescadora de Ilha das Caieiras enfrenta problemas para manter o seu modo de vida. As leis ambientais são severas, já que proíbem a atividade da pesca na área natural protegida, por força da Lei Federal 9605/98, e também proíbem a pesca em toda região costeira de Vitória, desde a ponta do porto Tubarão até o Farol de Santa Luzia, conforme a Lei Municipal 9.077/2017, o que afeta diretamente a prática da pesca e o trabalho de pescadores e pescadoras na Ilha.

Fontes:
-TRIGUEIRO, A. e KNOX, W. Imagens da Pesca Artesanal no Espírito Santo. Vitória, ES: Editora GM, 2013.

Narrativas Visuais

Paisagens da Pesca Artesanal

Relatos Transcritos