Trajetória do Projeto

O acervo aqui disponibilizado foi, inicialmente, organizado por uma pequena equipe com o firme propósito de pôr em prática a divulgação pública, na forma de um acervo virtual, das histórias dos povos pescadores que habitam o litoral do Espírito Santo, juntamente com as afetações que estes vêm sofrendo. No início, era apenas uma ideia compartilhada entre uma docente e um pequeno grupo de estudantes de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo. Uma ideia que foi mobilizada a passos lentos e coletivamente.

O trabalho de pesquisa e organização do acervo começou a ser realizado a partir do banco de dados do Grupo de Estudos e Pesquisas em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento (GEPPEDES/UFES), que é coordenado por Aline Trigueiro, docente atrelada ao Departamento de Ciências Sociais da UFES. Desde 2011, por meio da realização de ações de extensão e pesquisa junto às comunidades pesqueiras, o Grupo conseguiu reunir um conjunto variado de materiais: produção audiovisual, fotografias, relatos/entrevistas, documentos, etc., que contam fragmentos do cotidiano de alguns povos pescadores do Espírito Santo. Esse material possuía um potencial para se tornar um significativo conjunto de narrativas da pesca artesanal (embora não abarcasse a totalidade das comunidades do ES), mas precisava ser organizado e sistematizado. Foi esse o nosso ponto de partida.

Entretanto, a transformação do banco de dados do GEPPEDES em um acervo virtual não foi (nem tem sido) tarefa fácil. Os empecilhos são muitos, dentre os quais a falta de recursos. Conseguimos alguns apoios, aos quais agradecemos: da PROEX e PRPPG da UFES, fomos contemplados com uma bolsa PIBEX (entre 2020-2024) e uma bolsa PIIC (entre 2021-2022) e, com isso, pudemos ter bolsistas engajados na proposta; da FAPES fomos contemplados no Edital de Extensão do ano de 2022, o que nos permitiu ampliar o número de bolsistas e intensificar os trabalhos de campo e entrevistas em algumas comunidades pescadoras da Grande Vitória.

No curso do processo de formação do acervo, já no ano de 2023, a Casa das Águas se torna um Núcleo Museu da Pessoa, rede que agrega projetos (em âmbito nacional) com o objetivo de promover a escuta e valorizar as experiências humanas como parte da memória do país. Esse vínculo nos trouxe imensa alegria.

A Casa das Águas é um projeto em contínuo acontecimento. Mantemos o desejo e a intenção de ampliar as histórias e incluir mais comunidades pescadoras no acervo. A pesca, sobretudo a artesanal, é uma atividade importante, que marca a história do ES tanto econômica quanto culturalmente. E, por isso, ainda há muito o que registrar e divulgar!

Escrevemos aqui os nossos agradecimentos a todas as comunidades pescadoras que fizeram parte desse projeto. Nosso compromisso é com vocês, com as suas lutas e histórias.

Também queremos fazer uma menção especial às pessoas que se engajaram no projeto como bolsistas e/ou voluntárias. A vocês, um fraterno agradecimento.

Aline Trigueiro

Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento (GEPPEDES/UFES) e idealizadora do projeto Casa das Águas. Professora do Departamento de Ciências Sociais da UFES.

Daniel Ferreira

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), integrante do GEPPEDES entre 2019-2022, bolsista PIIC/UFES, no projeto Narrativas da pesca.

Livia Fantinato

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), integrante do GEPPEDES entre 2021-2022, atuou como voluntária de pesquisa no projeto Narrativas da pesca.

Luma Lopes

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), integrante do GEPPEDES entre 2019-2021, atuou, inicialmente, como voluntária de pesquisa, posteriormente, como bolsista PROEX/UFES no projeto Narrativas da pesca.

Willian Ferreira

Graduando em Design Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), integrante do GEPPEDES desde 2020, bolsista FAPES no projeto Casa das Águas.

Matheus Barreto

Graduando em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), integrante do GEPPEDES no ano de 2023, bolsista FAPES no projeto Casa das Águas.

Josué Pereira

Graduando em Ciências Sociais Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), integrante do GEPPEDES no ano de 2023 e 2024, bolsista PROEX/UFES no projeto Narrativas da pesca.

Gabriel Oliveira

Graduando em Arquivologia Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), integrante do projeto Casa das Águas no ano de 2023 e bolsista FAPES.

Saulo Nunes

Graduando em Design Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), integrante voluntário do projeto Casa das Águas no ano 2023.

Hudson Firmino

Graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), integrante do projeto Casa das Águas no ano de 2023 e bolsista FAPES.